A aquarela é uma das mais antigas e delicadas técnicas
de pintura. Através dela, tanto quem pinta quanto quem observa, encontra um
espaço para descansar os olhos, a mente e o espírito. Sejam Bem-Vindos ao Aquarela Viva!
Eu sou Arakaessã (Daniel Augusto Utsumi) - psicólogo, psicoterapeuta somático em Biossíntese, terapeuta formado pelo instituto KVT em Terapias Naturais, professor do Instituto KVT no curso "Sistema Floral Indígena Tubakwaassu", aquarelista autodidata, pintor e músico.
Vejam um pouco de minha história com a pintura logo abaixo.
Desde criança sinto-me próximo à pintura e ao desenho. Lembro-me de observar por horas meu pai pintar e de sentir uma vontade genuína de um dia ser um bom pintor, de retratar algo de uma forma bonita. Na escola, as matérias preferidas (e que ia melhor) eram Artes, Artes e... matérias da área de Humanas, como Filosofia, etc. Quando chegou a hora de eu prestar vestibular, adivinhem qual disciplina escolhi? Isso mesmo: Artes. Porém, na época cursava a escola de pintura "Cores Primárias", cujo professor Michinori Inagaki (excelente pintor) me incentivou a prestar uma outra faculdade. Fui relutante, mas com o tempo ele me convenceu a não "apostar todas as fichas" na arte como meio de subsistência. Foi então que prestei a Faculdade de Psicologia - disciplina que sempre apreciei e que ainda aprecio. Conclui o curso com uma monografia sobre a pintura como meio de observação diagnóstica. Embora o amor pela pintura sempre tenha sobrevivido, chegou um momento que fui deixando de pintar para, cada vez mais, trabalhar com psicoterapia. Em 2007, aproximadamente, comecei a fazer um curso de Pintura no Instituto KVT, cuja professora e co-fundadora, Ramy Arany, me possibilitou resgatar a antiga vontade de me expressar através da arte. Assim, voltei a pintar, só que de uma maneira diferente, de uma forma que só quando eu era criança havia experimentado: com as mãos! Neste curso aprendi muito, mas não em termos de técnica e sim de como "construir" a pintura de uma maneira verdadeira ao meu ser, de dentro para fora. Foi a partir deste aprendizado que comecei a me interessar pela aquarela e por suas características. Saliento que Ramy Shanaytá - co-fundador do Instituto KVT, juntamente com Ramy Arany -, foi e é um grande incentivador deste trabalho que realizo e foi fundamental para que pudesse hoje observar e retratar a natureza como realizo hoje.
Agradeço à Ramy Arany e à Ramy Shanaytá pelo amor, aos meus pais queridos, à minha esposa Arayessy e aos meus familiares!
Outras formações:
Sou psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, psicoterapeuta somático pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese, terapeuta formado pelo instituto KVT em Terapias Naturais, professor do Instituto KVT no curso "Sistema Floral Indígena Tubakwaassu" e músico.
0 comentários:
Postar um comentário
Escreva sua mensagem.